A demissão é um momento delicado, que pode causar sentimentos de incerteza, ansiedade e estresse para as pessoas que se encontram nessa situação. Dado o fato, percebe-se que a busca por promover mais empatia nessas situações tem aumentado, e grande parte das empresas já estão atentas à importância de conscientizar-se sobre a demissão humanizada.
A importância da demissão humanizada
O momento de transição de carreira é sempre desafiador e repleto de incertezas para o colaborador. Independente se ele está saindo para uma nova oportunidade ou se está sendo demitido por parte da empresa, é necessário que haja empatia nesse momento e que ele tenha respaldo para seguir seu caminho mais confiante.
Existem diversas organizações que já aderiram às práticas de demissão humanizada, como é o caso da “Intel”. Segundo a Revista Economia Uol, quando ocorre uma reestruturação, o ex-funcionário tem três meses para procurar outra vaga internamente e também conta com uma plataforma de interação para poder manter o contato com ex-colegas.
Empresas que mantêm esse vínculo com o colaborador até a sua completa saída, demonstram preocupação e empatia com o momento em que ele se encontra. O suporte emocional se faz necessário para que esse profissional possa entender suas limitações e sentimentos nesse momento, e retornar ao mercado de trabalho seguro de si.
Para Diego Forghieri, diretor de RPO e MSP na Randstad, os impactos de uma demissão mal pensada são enormes, segundo ele esse erro possui um duplo impacto negativo para a companhia, pois ela ganha um detrator de mercado e, internamente, perde engajamento porque os colaboradores começam a se questionar também.
Isso mostra que o trato da empresa durante o processo de demissão, pode impactar diretamente o engajamento de funcionários remanescentes. Se os funcionários perceberem que a corporação cuida dos seus colaboradores, até mesmo nos momentos de demissão, eles tendem a se sentir mais valorizados e engajados para realizar o seu trabalho. Então, é um impacto que repercute em toda a organização e não apenas em uma única pessoa que está sendo desligada. Por isso, as empresas devem repensar as tomadas de decisão no momento de realizar esse procedimento com seus colaboradores, para que a sua reputação também não seja colocada em jogo.
Ao demonstrar interesse em promover maior bem estar aos colaboradores (mesmo aqueles que estão de saída), a organização mostra seu comprometimento com valores éticos e cria um ambiente de trabalho mais saudável, solidificando assim a sua imagem como um empregador responsável e humano.
Como diminuir o impacto negativo da demissão?
Existem muitas formas de realizar uma demissão de forma mais assertiva e empática. Abaixo listamos algumas dicas de como esse comunicado pode ser feito de forma humanizada e quais os suportes o empregador pode oferecer como apoio para o retorno do colaborador ao mercado de trabalho.
Comunique de forma clara e precisa:
Em primeiro lugar a demissão deve ser comunicada sempre pelo líder (fugir da tarefa ou se abster demonstra desinteresse por parte da liderança, já que este profissional estava sob a sua gestão). O ambiente da conversa também deve ser livre de interrupções e barulhos.
Dica: Jamais realize reuniões por vídeo-chamada. Deixe esse recurso para o último caso.
Tenha empatia com o momento da demissão
Outra recomendação importante é ser empático com o funcionário, informando os motivos da decisão de forma objetiva e clara, explicar como a empresa poderá contribuir para que ele se desenvolva para uma próxima oportunidade, buscando entender suas limitações e sua situação atual.
Assistência com gestão comportamental
Um profissional especialista em métodos comportamentais também pode contribuir para iniciar um processo de autoconhecimento com o indivíduo. Assim, ele entenderá as principais competências que precisa mapear e melhorar consigo mesmo, para que em um novo emprego se sinta ainda mais confiante e seguro para colocar suas habilidades em prática novamente.
Estratégias iniciais para implementar a demissão humanizada na empresa
Iniciar esse procedimento dentro da empresa ao primeiro olhar não parece ser uma tarefa fácil, mas é possível simplificar isso mudando alguns processos em primeiro plano.
Você pode dar início a políticas de transição de carreira, fornecendo ao funcionário um suporte a mais após a sua demissão, para que não se sinta perdido ou “sem rumo”. Outras formas de incentivo é oferecer opções de recolocação profissional dentro da própria organização ou indicações externas.
Um diferencial que pode ajudar muito na comunicação, é proporcionar treinamentos para líderes e gestores para que eles possam mediar os desligamentos da melhor forma possível (principalmente de forma ética, responsável e humana).
Por fim, você pode contar com a Self Guru nessa jornada.