Self Guru

Soft skills são fundamentais para o crescimento individual de cada profissional e para o sucesso coletivo da equipe. Durante muito tempo, as empresas concentraram sua atenção apenas nas hard skills. No entanto, os líderes enfrentam agora o desafio de desenvolver habilidades comportamentais em seus colaboradores.

Para aprender uma nova tecnologia, o profissional realiza cursos, faz pesquisas, lê livros ou recebe a mentoria de um profissional experiente da equipe. Mas como aprender soft skills?

Sozinho, essa tarefa fica difícil, entretanto, com a ajuda da liderança a busca pelo desenvolvimento torna-se mais acessível. Se você é um líder de equipe ou pretende se tornar, este conteúdo é indispensável. 

A Self Guru mostra o que são soft skills, exemplos, seus benefícios, o papel da liderança no desenvolvimento comportamental e muito mais. 

O que são soft skills?

São habilidades ligadas ao comportamento do profissional. Ou seja, é a sua capacidade de desenvolver uma relação positiva com o trabalho e seus colegas, influenciando de uma maneira boa o ambiente. A inteligência emocional e o relacionamento interpessoal são exemplos de soft skills

Durante um processo seletivo, é comum que os candidatos atendam aos requisitos técnicos da vaga, como formação acadêmica, fluência em idiomas e experiência técnica. Embora essas aptidões sejam importantes para desempenhar as funções do cargo, muitas vezes são as soft skills que fazem a diferença na hora da contratação. 

Algumas pessoas podem parecer ter certas habilidades de forma natural, como organização ou criatividade. No entanto, é possível aprimorá-las e desenvolver outras através do desenvolvimento comportamental

Exemplos de soft skills

É preciso entender quais são as principais soft skills, mas também como elas refletem no dia a dia do profissional, impactando sua interação e os resultados. Abaixo, mostramos alguns exemplos e demonstrações práticas.

Liderança

Demonstrei habilidades de liderança ao liderar uma equipe em um evento corporativo, motivando colaboradores, delegando tarefas de forma eficiente e garantindo que tudo saísse da forma planejada. Foi um sucesso!.

Adaptabilidade

Durante mudanças organizacionais, consegui me adaptar muito bem, ajustando minhas responsabilidades para oferecer suporte à equipe da melhor maneira possível.

Trabalho em equipe

Participei de um projeto desafiador, colaborando com colegas e contribuindo com minhas habilidades, sempre escutando e respeitando as opiniões dos outros para que as metas fossem alcançadas. 

Benefícios do desenvolvimento comportamental e soft skills

  • Desenvolvimento de habilidades interpessoais, como comunicação, empatia, colaboração e autoconfiança;
  • Melhora o clima de trabalho, aumentando o engajamento na equipe;
  • Redução no estresse e ajuda a lidar com situações de conflitos e negociações de acordo;
  • Melhora a produtividade dos colaboradores, vontade de crescimento e aprendizado contínuo;
  • Ganho de resiliência e manejo de situações de pressão;
  • Facilita a comunicação;
  • Aumenta a retenção de talentos; 
  • Cria equipes mais comprometidas e flexíveis. 

Entenda o papel da liderança

Um líder é aquele que inspira o melhor em seus liderados. Ele não apenas fornece feedback construtivo, mas também promove o desenvolvimento contínuo. 

Ao acompanhar de perto a rotina de cada membro da equipe, o líder monitora processos, progressos e identifica áreas que precisam de ajustes. Em vez de apontar falhas, encara os tropeços como oportunidades de aprendizado.

Desenvolvendo habilidades comportamentais

Quando falamos em habilidades comportamentais, é importante entender que tanto as empresas quanto os colaboradores devem buscar o desenvolvimento. Por isso, nunca é demais apontar que cada colaborador tem a responsabilidade de aprender novas habilidades, sejam elas técnicas ou comportamentais. Contudo, ele não precisa enfrentar sozinho esta jornada e o líder pode assumir o papel de mentor para ajudá-lo a identificar em quais áreas é preciso melhorias. 

Não existe uma receita pronta, pois cada equipe possui suas próprias características. O importante é que a liderança esteja preparada para enfrentar os desafios e fornecer o suporte necessário para que seus colaboradores prosperem. Confira algumas dicas abaixo:


Aposte na cultura organizacional 

A cultura organizacional é o DNA do negócio e todos devem estar envolvidos nela, contribuindo para aumentar o senso de pertencimento e engajamento de cada funcionário com a empresa.

Desenvolva treinamentos

Assim como as hard skills, as soft skills podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos. No entanto, antes disso, é importante traçar quais características devem ser aprimoradas na equipe.

Baseie-se em metas e indicadores 

Quantificar é uma palavra-chave no papel do líder no desenvolvimento de soft skills. Isso porque ele deve criar indicadores para verificar se os treinamentos de habilidades comportamentais estão surtindo efeito.

Dê feedbacks 

A cultura de feedback deve ocorrer de forma natural na sua equipe. Nas reuniões iniciais e finais de cada semana, aproveite para pontuar questões relacionadas às decisões de cada funcionário e como elas interferem nas entregas. Mas lembre-se de fazer isso de forma individual. 

Desperte o protagonismo 

Nós somos os protagonistas de nossa própria história, porém, muitos colaboradores ainda não perceberam isso completamente. Portanto, o líder deve estar atento e assumir a responsabilidade de motivar seus liderados a crescerem e planejarem um futuro profissional de sucesso.

Não esqueça de potencializar seus conhecimentos

Um líder preparado é aquele que está em constante transformação. Isso envolve não apenas estudar o mercado, mas também fortalecer suas habilidades de liderança e, principalmente, investir no desenvolvimento comportamental.

Self Guru: Impulsionando líderes e empresas através do desenvolvimento comportamental e habilidades

Agora que você já sabe qual é a importância do desenvolvimento comportamental e o fortalecimento de habilidades tanto em seus colaboradores quanto em você, que tal entrar em contato com um de nossos especialistas para dar continuidade ao seu crescimento profissional? 

Estamos aqui para ajudá-lo a alcançar seus objetivos e se destacar no ambiente de trabalho. A nossa prioridade é facilitar todo o processo de desenvolvimento comportamental, utilizando avaliações de perfil e ferramentas avançadas de gestão. 

Quais são os exemplos de soft skills?

Empatia, liderança, comunicação objetiva, persuasão, tomada de decisões, pensamento criativo, adaptabilidade, trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, inteligência emocional, motivação, paciência, ética de trabalho, positividade, confiabilidade e pensamento crítico.

Quais são os benefícios do desenvolvimento comportamental e das soft skills para as empresas?

O desenvolvimento comportamental e das soft skills contribui para a melhoria do clima organizacional, o aumento da produtividade, a redução do estresse e a criação de equipes mais engajadas, resilientes e flexíveis. Além disso, fortalece a cultura organizacional e a retenção de talentos.

Como o RH pode ajudar no desenvolvimento comportamental e soft skills?

O RH pode promover capacitações tanto para as habilidades técnicas quanto para as aptidões relacionadas à comportamental, evidenciando qual a postura e conhecimentos que a empresa espera do funcionário e investindo em treinamentos para essa finalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.