ARTIGO

Você odeia seu trabalho? Veja aqui como mudar essa situação.

Você sente aquele mal-estar só em pensar na segunda-feira? Aquela preguiça toma conta toda vez que o despertador toca e você quer se tele transportar para outra realidade no caminho para o trabalho? 56% dos brasileiros com carteira assinada se dizem insatisfeitos com seu emprego, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva e publicada pelo portal de notícias G1. Você não está sozinho.

O certo é que você passa muito tempo da sua vida no trabalho para viver infeliz. É difícil que este sentimento fique só no trabalho, provavelmente afetará a sua vida como um todo. Então, vamos mudar essa situação agora.

1. Identifique o inimigo.

O inimigo pode estar disfarçado e não é necessariamente uma pessoa, mas se você não souber exatamente o que te desagrada, não vai conseguir resolver. O que te incomoda?

É o trabalho em si, a carga de trabalho, o ambiente, o seu líder, o seu time, a empresa? Para cada um desses pontos, você ainda pode explorar mais se perguntando: O que eu não gosto em…? O que eu não gosto no meu trabalho? O que eu não gosto no meu ambiente? O que eu não gosto no meu líder? E assim por diante.

Identificou o inimigo, então é hora de partir pra ação.

2. Reúna suas armas.

O pessimista só vê portas fechadas, o otimista encontra alternativas. O sentimento de insatisfação pode ser tão forte, que você só reclama, vê tudo por uma lente escura. Mude os seus óculos. Se, em último caso, você tiver que buscar outro emprego, ninguém vai querer falar com uma pessoa sem energia, negativa, que reclama de tudo. Encha-se de energia positiva, se fortaleça para o Passo 3. Liste as suas realizações, o que tem de bom na sua empresa ou na sua equipe. Converse com uma pessoa da sua confiança e desabafe. Acima de tudo, acredite que você pode mudar essa situação.

3. Estude o inimigo.

É a hora de começar a ter conversas difíceis. O inimigo é a carga de trabalho? Então fale com seu líder, explique pra ele que você está chegando no seu limite. O inimigo é o seu time? Chame as pessoas pra conversar, entenda o que não está funcionando e, se for o caso, investigue alternativas para mudar de equipe. A não ser que o seu líder seja o problema, ele pode ser um grande aliado para ajudar a encontrar soluções. Fale com ele.

Neste momento, você tem que enfrentar o problema de frente e ver quais alternativas você tem para mudar a sua situação. Coloque no papel, explore, investigue. Pare de sofrer sozinho e comece a ver novos caminhos.

4. Enfrente o inimigo.

Você pode derrotar seu inimigo? Se não puder, una-se a ele. Você conhece o ditado. Derrotar seu inimigo pode significa uma mudança radical, trocar de emprego ou de função, e, unir-se a ele, encontrar alternativas para mudar o que está ruim, mas seguir no seu emprego atual. Agora você deve agir, se é para mudar, estabeleça um plano e defina ações concretas para mudar a sua situação.

Conformar-se com uma situação ruim, só leva a mais sofrimento. Não espere chegar aquele dia em que você não aguenta mais e joga tudo pro alto. A maioria de nós não tem esta alternativa. Coloque o plano em prática e deixe a sua semana mais leve.

Dica Self Guru: Se for difícil ter uma boa compreensão do motivo da sua insatisfação sozinho ou se você não está conseguindo fazer um plano para mudar, fale com um Especialista em Carreira disponível em Self Guru para te apoiar nesta jornada.