ARTIGO

Como tornar a busca por emprego mais leve?

Sabemos que a busca por um novo emprego pode ser tensa e exaustiva.Nem sempre é uma escolha, às vezes é uma necessidade, o que torna o momento ainda mais complicado, aumenta a pressão e a tensão.

Mas é um momento em que você precisa focar em algumas atividades básicas: da construção do currículo à preparação para as entrevistas, há muita coisa envolvida que merece atenção. E tensão não vai ajudar em nada, não é?

Então, respire fundo e preste atenção em algumas dicas que vão ajudar a reduzir o stress e gerenciar esse momento com um pouco mais de tranquilidade.

 

1.Entenda o momento

Dedique um tempo para entender o SEU momento.

Você está disponível e pode arriscar movimentos no mercado ou está trabalhando e precisa fazer uma busca discreta? Você tem condições de se manter um tempo por conta própria ou precisa aceitar qualquer oferta por necessidade financeira?

Respeite as suas condições pessoais. Se você pode esperar, tem condições financeiras para isso, melhor não ceder à pressão da pressa e do impulso de estar logo em uma empresa. Se você tem vontade e condições de empreender, por exemplo, entender suas características pessoais em um processo de autoavaliação e a situação do mercado são fatores importantes antes de tomar uma decisão de mudança.

Se você tem vontade de mudar de cidade, ou país, a mudança de trabalho pode ser uma boa “desculpa” para recomeçar em outro lugar.

Enfim, estes são exemplos de como você precisa, antes de qualquer coisa, olhar para si mesmo!

Dica Self Guru: na seção “Fale com um Especialista”, profissionais de RH estão a sua disposição para videoconferências, porque sabemos que, muitas vezes, conversar com um profissional ajuda a entender o que sozinhos não conseguimos ver.

 

2. Selecione as vagas

Mesmo que sua situação seja urgente, espalhar currículos por todos os lados, torcendo para ser chamado em qualquer lugar, aumenta sua expectativa a curto prazo, mas não resolve sua situação de empregabilidade e crescimento profissional. É muito mais efetivo escolher poucas vagas e se dedicar a customizar seu currículo e investir em networking para estas poucas vagas. Mas para isso, você precisa saber muito bem em que vagas focar. E o ponto de partida é saber selecionar.

Comece fazendo a lista dos seus sonhos. Tem uma vaga que ofereça tudo que você deseja? Provavelmente não. Mas isso não importa agora. Liste o que você quer do ponto de vista profissional, financeiro, pense na cultura da empresa, ambiente, tipo de tarefa, local, tudo. Enquanto faz sua lista, priorize o que é mais importante para você, o que você mais quer, do que você mais gostaria, do que você abriria mão.

Dica Self Guru: na autoavaliação Âncora de Carreira, você consegue identificar facilmente os valores e características que são mais importantes para você!

 

3. Estabeleça objetivos atingíveis

Ninguém fica preparado fisicamente para uma maratona com apenas uma semana de treino, certo?  Então, não se cobre ser contratado para o cargo dos seus sonhos no dia seguinte ao início da sua busca.

Sabemos que a sensação é de que o tempo está passando, que com fim do mês, chegam as contas, que se ficar infeliz onde está não vai aguentar, ou se ficar muito tempo parado, vai perder valor no mercado, sua autoestima cai…

Mas isso não acontece na velocidade da sua ansiedade.

Dividir o processo em pequenas etapas vai ajudar a atingir seus objetivos passo-a-passo, diminuindo a ansiedade e aumentando suas chances de sucesso.

Objetivo de hoje? Refazer o currículo adequado para uma vaga que pareceu ser super bacana para você! Faça, revise, envie! Amanhã é dia de outra atividade, talvez follow-up. Talvez outro ajuste de currículo para outra vaga. Quem sabe atender a um agendamento para entrevista?

Dica Self Guru: na seção “Turbine seu Currículo” você encontra dicas e modelos de currículos.