ARTIGO

Seu Currículo na Era dos Robôs

Faz tempo que você cadastra seu currículo no banco de currículos da empresa dos seus sonhos ou aplica para vagas em aberto e não recebe nenhum retorno? Você pode estar morrendo na triagem dos robôs!

O avanço da tecnologia e o volume de currículos que os times de Recrutamento e Seleção recebem diariamente criaram o cenário perfeito para um dos primeiros usos de robôs em RH. Eles facilitam a busca e ajudam a encontrar candidatos com melhor perfil.

O que fazer?

1.Networking

Se você quer chegar na mesa do recrutador, o caminho mais fácil ainda é a boa e velha indicação. Encontrar alguém na empresa que te conheça e possa fazer a referência para o time de recrutamento tem o melhor índice de sucesso. Agora, se você não tem os contatos certos ainda, pule para o próximo item.

2. Palavras-chave

Sim, aquelas mesmas do LinkedIn, palavra-chave é tudo na vida digital! Então, capriche nas suas. Use uma redação limpa e acessível sem palavras rebuscadas ou que só são utilizadas na sua empresa atual. Por exemplo, você é um gerente de projeto, mas na sua empresa este cargo é chamado de ‘Consultor de PMO’. Sim, as empresas fazem essas coisas… mas seu currículo pode conter somente ‘gerente de projetos’. Revise a ortografia, porque os robôs podem encrencar com ‘gernte’ e não te encontrar. Ao escrever sobre a sua experiência, também pense nas palavras-chave dentro da sua área de atuação.

3. Formatação

Criatividade é ótimo, mas não para colocar seu currículo em uma base de dados. Cuidado! O sistema não consegue relacionar os campos do seu currículo com os campos do sistema se a configuração for muito inovadora. Opte por um modelo de currículo simples e direto. Agora se a sua área de trabalho lida diretamente com criatividade e você não vai passar por um banco de dados e um robô para chegar no recrutador, fique à vontade para ousar no modelo.

Acertar no alvo requer trabalho e persistência. Turbine seu currículo e comece a trilhar o caminho para a oportunidade profissional que você tanto deseja.

 

Dica Self Guru: Temos os modelos certos para o seu objetivo profissional. Turbine seu currículo em https://selfguru.com.br/servicos/turbine-seu-curriculo/