Âncora de carreira

Extraído de Career Anchors de Edgar H. Schein
Adaptado para Administração de Recursos Humanos pelos
Professores: Joel Souza Dutra e Lindolfo Albuquerque

Objetivo

O objetivo deste exercício é familiarizar o participante com instrumentos que permitem a percepção, análise e tomada de decisões acerca de sua carreira profissional.

A âncora de carreira é “uma combinação de áreas percebidas de competências, motivos e valores das quais não abrimos mão, representam o nosso próprio eu”. A seguir é sugerido um questionário e um roteiro de entrevista para auxilia-lo na identificação de sua âncora de carreira.

É apresentado neste material uma descrição geral da natureza das âncoras de carreira.

Inicialmente preencha o questionário e efetue a tabulação dos dados para ter uma idéia de sua âncora e após procure efetuar a entrevista com um outro profissional.

Inventário das orientações de carreira

A finalidade deste questionário é estimular seus pensamentos sobre suas próprias áreas de competência, seus motivos e seus valores. Isoladamente, este questionário não revelará sua âncora de carreira, porque é muito fácil ser tendencioso nas respostas. Entretanto, estimulará seu pensamento e o preparará para a discussão com seu parceiro.

Procure responder às perguntas tão honestamente quanto possível e trabalhar rapidamente. Respostas extremadas, a não ser em situações em que você claramente tem sentimentos fortes em uma ou outra direção.

Como classificar os itens

Para cada um dos próximos 40 itens, classifique o quanto este item é verdadeiro para você em geral, atribuindo-lhe um número de 1 a 6. Quanto maior o número, mais este item é verdadeiro para você. Por exemplo, se o item diz “Sonho em ser o presidente de uma empresa”, você o classificaria assim:

“1” se a afirmação nunca é verdadeira para você
“2” ou “3” se a afirmação é verdadeira para você ocasionalmente
“4” ou “5” se a afirmação é verdadeira para você com freqüência
“6” se a afirmação é sempre verdadeira para você

Passe para a próxima página e comece sua auto-avaliação, escrevendo a classificação que se aplica ao seu caso no espaço em branco, à esquerda de cada item.

Iniciar o teste