Existe algum valor em adicionar habilidades ao perfil? Os endossos de habilidades são importantes?
Você pode adicionar até 50 habilidades ao seu perfil e suas conexões podem validar que você tem essas habilidades “endossando” você. Esse recurso foi lançado em 2012 e agora há mais de 10 bilhões de endossos na plataforma.
Você pode adicionar praticamente qualquer habilidade ao seu perfil. A maioria dos profissionais leva isso a sério, mas há quem inclua futilidades. A primeira dica aqui: LinkedIn é uma rede profissional, então se você quer incluir habilidades no seu perfil (e deve!), inclua habilidades que contribuam para sua carreira.
E conforme você vai adicionando habilidades, as pessoas conectadas a você nesta rede vão endossando essas habilidades que você tem – uma forma de dizer que concordam e recomendam essas suas habilidades.
Porque endossos e habilidades são importantes?
Credibilidade e visibilidade.
Segundo alguns dados do LinkedIn, as pessoas que possuem pelo menos 5 habilidades listadas recebem até 17 vezes mais visualizações em seu perfil.
Também há evidências de que quanto mais habilidades você incluir, maior será sua classificação nos resultados da pesquisa. E quanto mais visualizações de perfil você obtiver, seja de um recrutador ou de um gestor, mais oportunidades você terá.
Mas não é apenas sobre visibilidade. É também sobre credibilidade. Ter as habilidades relevantes listadas no seu perfil é um sinal para outras pessoas de que você é proficiente em seu trabalho, o que o tornará mais atraente para possíveis empregadores. E ter suas habilidades reconhecidas por outros membros da rede é sinal de que você realmente entrega essa sua habilidade.
Endossos cada vez mais relevantes.
Após uma atualização do LinkedIn, agora ficam visíveis os endossos mais aplicáveis à pessoa que visualiza seu perfil. As pessoas que visitam seu perfil verão os endossos feitos por conexões mútuas, colegas e pessoas com conhecimento sobre a habilidade. Bacana né?
Ter suas habilidades destacadas e recomendadas por profissionais que são reconhecidos nas mesmas habilidades torna seu perfil mais qualificado, se destacando para recrutadores e gerentes de recursos humanos.
Agora, invista no seu perfil e inclua suas habilidades!
Se você está quer incluir habilidades no seu perfil, mas não sabe por onde começar, veja algumas dicas.
- Analise perfis de colegas e identifique qualificações que também se apliquem a você
- Revise as descrições de cargos que são semelhantes à sua posição atual para ver quais palavras-chave são usadas com mais frequência
- Revise seu currículo e suas realizações e identifique as habilidades que permitiram você construir seu histórico
- E, regra de sempre: apenas adicione habilidades que você realmente possua.
Lembre-se que você pode adicionar habilidades, atualizar seu perfil de acordo com seu desenvolvimento e até remover itens indesejados ou ocultar endossos que não deseja ver.