ARTIGO

O poder e o valor do endosso no seu perfil do LinkedIn

Existe algum valor em adicionar habilidades ao perfil? Os endossos de habilidades são importantes?

Você pode adicionar até 50 habilidades ao seu perfil e suas conexões podem validar que você tem essas habilidades “endossando” você. Esse recurso foi lançado em 2012 e agora há mais de 10 bilhões de endossos na plataforma.

Você pode adicionar praticamente qualquer habilidade ao seu perfil. A maioria dos profissionais leva isso a sério, mas há quem inclua futilidades. A primeira dica aqui: LinkedIn é uma rede profissional, então se você quer incluir habilidades no seu perfil (e deve!), inclua habilidades que contribuam para sua carreira.

 

E conforme você vai adicionando habilidades, as pessoas conectadas a você nesta rede vão endossando essas habilidades que você tem –  uma forma de dizer que concordam e recomendam essas suas habilidades.

 

Porque endossos e habilidades são importantes?

Credibilidade e visibilidade.

Segundo alguns dados do LinkedIn, as pessoas que possuem pelo menos 5 habilidades listadas recebem até 17 vezes mais visualizações em seu perfil.

Também há evidências de que quanto mais habilidades você incluir, maior será sua classificação nos resultados da pesquisa. E quanto mais visualizações de perfil você obtiver, seja de um recrutador ou de um gestor, mais oportunidades você terá.

 

Mas não é apenas sobre visibilidade. É também sobre credibilidade. Ter as habilidades relevantes listadas no seu perfil é um sinal para outras pessoas de que você é proficiente em seu trabalho, o que o tornará mais atraente para possíveis empregadores. E ter suas habilidades reconhecidas por outros membros da rede é sinal de que você realmente entrega essa sua habilidade.

Endossos cada vez mais relevantes.

Após uma atualização do LinkedIn, agora ficam visíveis os endossos mais aplicáveis ​​à pessoa que visualiza seu perfil. As pessoas que visitam seu perfil verão os endossos feitos por conexões mútuas, colegas e pessoas com conhecimento sobre a habilidade. Bacana né?

 

Ter suas habilidades destacadas e recomendadas por profissionais que são reconhecidos  nas mesmas habilidades torna seu perfil mais qualificado, se destacando para recrutadores e gerentes de recursos humanos.

Agora, invista no seu perfil e inclua suas habilidades!

Se você está quer incluir habilidades no seu perfil, mas não sabe por onde começar, veja algumas dicas.

  1. Analise perfis de colegas e identifique qualificações que também se apliquem a você
  2. Revise as descrições de cargos que são semelhantes à sua posição atual para ver quais palavras-chave são usadas com mais frequência
  3. Revise seu currículo e suas realizações e identifique as habilidades que permitiram você construir seu histórico
  4. E, regra de sempre: apenas adicione habilidades que você realmente possua.

Lembre-se que você pode adicionar habilidades, atualizar seu perfil de acordo com seu desenvolvimento e até remover itens indesejados ou  ocultar endossos que não deseja ver.