ARTIGO

LinkedIn – Erros & Acertos

Detalhes podem colocar você na lista de candidatos para uma nova oportunidade. Se você já tem um perfil no LinkedIn e quer melhorá-lo, preparamos aqui uma listinha rápida de Erros e Acertos para que você possa dar uma conferida no seu perfil e melhorar sua visibilidade.

Erros

  1. ‘Em busca de recolocação’

Inserir esta frase ou algo parecido no Headline do seu perfil não vai ajudá-lo a aparecer nas buscas dos recrutadores. Insira palavras-chave que mostrem o que você faz e qual o seu perfil.

  1. Controller/Coordenador/Supervisor/Gerente Financeiro/Consultor de Negócios/Investidor

Este tipo de Headline é bem comum. Aqui, você seguiu a dica de colocar palavras-chave, mas passou do ponto. Além de ficar poluído, demonstra falta de foco e posicionamento de carreira.

  1. Publicar conteúdos não pertinentes ao ambiente profissional

O LinkedIn é diferente de outras redes sociais. Concentre-se em compartilhar conteúdo e emitir opiniões relevantes ao ambiente profissional. Deixe as fotos do happy hour de trabalho, desabafos, reclamações, posts com ‘bom dia’ para outras redes.

Acertos

  1. Buscar recomendações

As recomendações podem dar uma boa ideia do seu perfil profissional antes mesmo do recrutador falar com você. Peça recomendações, com critério e para pessoas que realmente conhecem o seu trabalho e perfil.

  1. Customizar a URL do seu perfil

É muito fácil personalizar o endereço do seu perfil no LinkedIn, deixando-o mais profissional para inserir no seu currículo, cartão de visita ou assinatura de email. Para começar, entre no seu perfil e clique em  Editar seu perfil público à direita. Na seção Editar a URL do seu perfil público à direita, clique no ícone  Editar ao lado da URL do seu perfil público e modifique o final da URL personalizada na caixa de texto.

  1. Descrever as suas realizações e principais responsabilidades, utilizando com palavras-chave

Muita gente coloca apenas o seu cargo e não adiciona informações na descrição da função desempenhada. A descrição dá vida à função e pode conter palavras que ajudem o recrutador a encontrar você.

Revise agora o seu perfil no LinkedIn e sucesso!