ARTIGO

LinkedIn: 5 atualizações em 5 minutos

Foco e efetividade reinam neste mundo com tanto para se ver e fazer. Quando a gente pensa que precisa dedicar só 5 minutos para completar uma atividade do início ao fim, dá um ânimo extra para dar o primeiro passo. Coloque no seu calendário 5 minutos a partir de amanhã para você entrar no LinkedIn e fazer algo por você:

Dia 1: Tapa no visual.

Antes de sair pra trabalhar, naquela hora que o make está perfeito, a barba feitinha e a roupa ainda não amassou, tire uma foto nova para atualizar o seu perfil. A equipe da Self Guru ainda se surpreende com perfis sem foto ou com fotos muito ruins, sem foco, tipo 3×4, com biquinho, tipo selfie. Não faça isso. Para não errar, use um fundo neutro, com boa iluminação. Se o seu smartphone tiver a função ‘retrato’, é hora de utilizar. Depois de tirar a foto, é fácil atualizar o seu perfil. Vale a pena.

Dia 2:  Revise o seu headline.

O headline aparece logo abaixo do seu nome. Além de ser o primeiro texto no seu perfil, é o que as pessoas veem sempre que você comenta algo. Portanto, capriche e mostre por que alguém deveria chamar você para uma entrevista ou ler o seu post. O seu headline não é o seu cargo atual. Use palavras-chave, mas evite colocar uma lista de cargos. A sua posição atual não diferencia você. Tem muitas pessoas na mesma posição que você em várias empresas do mesmo porte. Foque em como você contribui para o seu público-alvo.

Dia 3: Interaja.

Escolha posts no seu timeline para comentar e compartilhar. Pense no seu perfil profissional, sua indústria, assuntos e comentários que façam sentido dentro deste contexto. A interação mostra quem você é, contribui para a construção da sua marca profissional e mantém o seu perfil ativo. Seja genuíno e equilibrado no seu posicionamento.

Dia 4: Dê o primeiro passo.

Pense em uma pessoa que você admira profissionalmente. O que essa pessoa faz de melhor? Não é uma boa ideia expressar publicamente o seu feedback? Se você pensa que sim, escreva uma recomendação/endosso para esta pessoa no LinkedIn. Muitas vezes, pensamos em como receber, porém, é uma ótima ideia começar por oferecer recomendações/endossos e iniciar essa corrente do bem.

Dia 5: Revise seus skills.

Será que as habilidades (skills) que aparecem no LinkedIn representam bem o que você tem de melhor? No seu perfil, adicione habilidades (skills) relevantes para a sua indústria e para a posição que você quer ocupar. Assim, fica mais fácil que seus contatos recomendem você e os recrutadores conheçam você melhor e marquem uma entrevista.

5 minutos por dia, 25 minutos na semana, uma forma fácil de você se familiarizar cada vez mais com o LinkedIn e cuidar da sua carreira.