ARTIGO

Você está infeliz no seu emprego. Como abordar seu chefe para uma conversa franca?

Em algum momento da carreira é normal que todo mundo passe por isso: não está feliz profissionalmente. São diversos motivos que podem levar a essa situação, mas independente do motivo ou momento em que isso aconteça, a maioria das pessoas passa pela mesma dúvida: devo contar ao meu gestor?

Algumas pessoas acham arriscado.

“Qual o risco dele achar que estou desmotivado e procurando outro emprego e não me considerar para atividades importantes, ou até reduzir o nível de confiança em mim?”

Por outro lado, essa conversa pode render bons proveitos: sabendo da sua insatisfação, ele pode entender alguns de seus comportamentos, conhecer o problema que deixa você infeliz para tentar resolver a situação. Essa conversa pode levar você a uma nova posição na empresa, pode render aquela promoção que está sendo postergada, ou até resolver questões do ambiente de trabalho que impactam na sua qualidade e bem-estar.

A abordagem precisa considerar alguns fatores básicos: qual a abertura do seu gestor para escutar, qual o poder  e disposição que ele tem em resolver problemas, o quanto você acredita que as causas da sua infelicidade profissional tem solução na empresa que você trabalha e o quanto você está pronto para ir embora se ele não puder ajudar em nada?

Vamos fazer algumas perguntas para ajudar na sua decisão: falar ou não com seu gestor, francamente, sobre seus sentimentos.  Se as respostas forem sim, provavelmente a conversa aberta e sincera com seu líder vai ajudar.

 

  1. Você consegue identificar o que faz você se sentir infeliz e quais são as soluções para este problema?
  2. Seu gestor tem perfil, condições e alçada para resolver, ou pelo menos, encaminhar as soluções que você acredita que vão deixá-lo novamente feliz no trabalho?
  3. Seu gestor, historicamente, batalha por sua equipe, se preocupa com a felicidade do time?

Se você está tão infeliz que não consegue mais continuar, então qualquer tentativa é melhor que ir embora sem nem tentar. Então, prepare-se para o encontro, tenha seus argumentos bem definidos, deixe claro o que você espera dele e da empresa. E boa sorte!

Dica Self Guru: agende uma conversa com um Especialista em carreira na nossa plataforma e prepare-se para tomar a melhor decisão. Acesse “Fale com um Especialista” no menu de serviços para profissionais.