fbpx

ARTIGOS




Filho é outra categoria!

Texto  de Luciana Madrid

 

É difícil precisar, mas, em algum momento entre o teste de gravidez positivo e o dia de hoje, aquele serzinho cercado de sonhos e ilusões virou um item na sua lista interminável de tarefas diárias.

Lendo um livro sobre gestão do tempo voltado para mulheres*, me deparei com diversos exemplos de rotinas de mulheres bem sucedidas, tentando lidar com o dilema de equilíbrio carreira e família. Nas rotinas descritas aparecia: filhos, trabalho, academia, jantar com o marido, happy hour com as amigas. Tudo ali, preto e branco, uma atividade atrás da outra, sem cor, sem nuance, como se todas atividades tivessem o mesmo peso. Check, check, done!

Filho é outra categoria, reluto em coloca-los (tenho dois) em uma lista, misturados com trabalho, lazer, estudo ou qualquer outra coisa. Dá trabalho, mas não é um fardo.

Mulheres que podem escolher engravidar: não tenham medo de virar MÃES. Não temam que este amor deixe suas prioridades turvas. Não coloque seus filhos em slots de 30 minutos, correndo entre uma coisa e outra. Aceitem o pacote todo, peça ajuda no que é de fato tarefa, mas não deleguem nem diminuam as oportunidades de criar conexão, de vê-los divagando no banho, de jogar conversa fora, de vê-los criando brincadeiras, de vê-los imitando você, de vê-los sorrindo e te olhando nos olhos, de ganhar um abraço no meio do dia. Conviver com os filhos renova e ensina tanto! Ensina sobre mindfulness (atenção plena no momento presente), sobre fazer perguntas, sobre não aceitar ‘as coisas como são’, sobre descobertas, sobre emoção, sobre gana de viver. Filho limpa a mente, ‘reseta’ o nosso HD.

Relacionamento exige tempo. Tempo tão escasso, tão mal aproveitado. Abrace a maternidade e se deixe transformar.

*Livro: I Know How She Does It: How Successful Women Make the Most of Their Time por Laura Vanderkam

 

Luciana Madrid é co-fundadora de Self Guru, foi diretora de Recursos Humanos da Dell Computadores América Latina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *