ARTIGO

Currículo: um checklist para não espantar os recrutadores

 

O tempo que o recrutador vai investir no seu currículo é bem pequeno, portanto, facilite a vida dele e melhore a sua. Tudo que você puder fazer para que o seu currículo seja de fácil leitura, faça. A maioria das ações são simples e não necessitam de ajuda especializada.

Não adianta dedicar tempo para mostrar a sua qualificação e causar uma má impressão com a formatação. Self Guru quer simplificar a sua vida. Por isso, preparamos um checklist para você revisar o seu currículo de forma fácil, siga cada um dos itens no checklist e marque quando estiver finalizado.

Cada vez que você atualizar o seu currículo, confirme que nada saiu do lugar.

Check

(  )

Tamanho de Fonte

Utilize um único tamanho de fonte para todo o texto. Somente o seu nome pode receber atenção maior e, portanto, uma fonte um pouco maior também.

(  )

Negrito e Itálico

Use itálico para palavras que não são na língua do currículo. Ex.: itálico para expressões em Inglês em um currículo em Português.

Use negrito com moderação para ressaltar empresa ou cargo.

(  )

Alinhamento

Não centralize ou justifique o texto. O melhor é alinhar pela esquerda sempre.

(  )

Bullets

Para cada item, utilize bullets discretos, descrevendo as suas realizações de forma assertiva.

(  )

Ortografia

Ninguém mais tem desculpa para entregar um currículo com erros de ortografia, porém ainda é uma reclamação comum entre os recrutadores. Utilize o corretor ortográfico, um dicionário online, peça para um amigo revisar e deixe seu currículo impecável.

(  )

Espaçamento entre seções ou parágrafos

Deixe uma linha entre seções ou parágrafos. Muito texto, sem espaçamento dificulta a leitura. Muito espaço, como por exemplo, espaçamento duplo entre linhas, estende o seu currículo sem necessidade.

(  )

Consistência

Verifique se a formatação está consistente, ou seja, todo o seu currículo segue o mesmo padrão. Somente o cabeçalho pode ter uma formatação diferente.