ARTIGO

Carreira Caleidoscópica

Texto de Luciana Madrid

 

Autenticidade, Balanço ou Crescimento?

O que tem sido o norteador das suas decisões profissionais?

Aprendemos a pensar em carreira como algo linear em que o único caminho é para cima, conhecido como subir na vida, progredir na carreira. Com a instabilidade econômica, novas tecnologias e a entrada significativa de mulheres no mercado de trabalho na segunda metade do século XX, este modelo passou a não refletir a jornada profissional.

Com isso, surgiu uma nova abordagem, a carreira caleidoscópica, uma alusão ao caleidoscópio, um objeto revestido de espelhos e vidros coloridos que produz novas imagens, formatos e cores, a partir da movimentação e mudança na incidência de luz. Uma bela imagem para descrever um mundo com novos horizontes profissionais, em que a palavra carreira, uma alusão a um caminho estreito de sentido único, não traduz mais as possibilidades à frente de cada um de nós.

Em diferentes momentos da vida, podemos ter um aspecto predominante que norteia as nossas decisões de carreira.

  • Crescimento, avanço profissional é um deles, mas não é o único, como antigamente. Assim como o caleidoscópio,
  • Autenticidade, ou seja, a busca pelo alinhamento de valores e propósito pode ser um fator decisório. Você pode estar em uma empresa que não reflete o que você acredita, ou querer buscar maior expressão daquilo que você realmente gosta. O propósito tem sido muito trabalhado recentemente quando se fala em carreira. Ele tem o seu espaço, dependendo das suas prioridades, mas Balanço também pode ser o norteador da sua carreira.
  • Balanço está relacionado à busca de equilíbrio entre os diferentes papéis que desempenhamos: profissional, esportista, pai/mãe, cidadão… enfim; este é um aspecto que teve forte influência da entrada da mulher no mercado de trabalho. A mulher tende a pensar no impacto das suas decisões em relação a todos que estão em volta.

Ao conhecer esta abordagem, reconheci minha trajetória profissional. No início, uma busca por Autenticidade, em que atuei em diferentes funções, até realmente me encontrar e consolidar minha carreira em RH. A partir daí, um foco em Crescimento, em uma busca por expandir escopo e responsabilidades. Mais recentemente, a Autenticidade passou a ter novamente um peso importante e senti a vontade de estar envolvida em um projeto que tivesse o meu DNA e, com isso, surgiu a Self Guru. Nem sempre esteve claro para mim como a autenticidade iria se “manifestar”, quando Self Guru ainda era uma ideia, avaliei algumas oportunidades de retorno a uma posição executiva e, então, Balanço passou a ser um critério essencial nas minhas escolhas, pois não vislumbrei oportunidades em que eu conseguisse ter flexibilidade de horário e local (home office) e eu queria me manter próxima dos meus dois filhos, que ainda são pequenos. Agora, já estou em um momento em que novamente estou trabalhando para entrar em um novo ciclo de Crescimento.

O meu caleidoscópio definitivamente se movimenta e a luz tem produzido novas cores na minha jornada profissional.

Espero que ao conhecer esta abordagem, facilite o entendimento da sua própria, principalmente, se você tomou ou quer tomar decisões com base em parâmetros que não são o avanço profissional, você não é o único. Já há estudos sobre pessoas como você e eu. 😊. Durante o nosso ciclo de vida, uma cor pode ficar mais proeminente.

Autenticidade, Balanço ou Crescimento? O que tem sido o norte das suas decisões? Se você está se sentindo incomodado, pode ser que a decisão que você tomou no passado não esteja mais funcionando. E isso é muito natural. Qual o verdadeiro norte das suas decisões de carreira no momento? Reflita e, se for hora de mudar, conte com a gente.

 

Luciana Madrid é co-fundadora de Self Guru, foi diretora de Recursos Humanos da Dell Computadores América Latina.