ARTIGO

8 habilidades para ter sucesso no mercado de trabalho

Muito se fala em transformação do mercado, futuro do trabalho, impacto das novas tecnologias nos  processos atuais, novas profissões.

Segundo estudos do Fórum econômico mundial, daqui a 5 anos, mais de 30% das atuais habilidades essenciais terão mudado. A estratégia é adotar um compromisso e postura de aprendizado contínuo.

Listamos aqui 8 habilidades que serão cada vez mais valorizadas:

  1. Criatividade

Principal diferencial entre nós humanos e os robôs, precisaremos cada vez mais ser criativos para aproveitar todos os benefícios e possibilidades de tudo que vem por aí. O futuro demanda novas formas de pensar e agir.

  1. Inteligência emocional

Empatia, integridade e bom trabalho em equipe. A capacidade de estabelecer fortes conexões com outras pessoas passa a ser cada vez mais valorizada.

  1. Capacidade analítica

Capacidade analítica é a base para profissionais terem sucesso para solucionar problemas complexos e recomendar soluções inovadoras.

  1. Capacidade de aprendizado

O future é rapidamente mutável. Os profissionais precisarão aprender rápido, sempre. Aceitar riscos, aprender com os erros, buscar novos conhecimentos: essas são características de quem está aberto a aprender. E rápido.

  1. Comunicação

Em um futuro repleto de tecnologia e processos automatizados, saber comunicar corretamente, para engajar e comprometer será crítico para o sucesso.

  1. Liderança

O mercado precisará de líderes de projetos, líderes de soluções, líderes de processos. Engajar os profissionais nesse novo mundo de transformações, inspirar as equipes para garantir o melhor de cada um será crítico em um ambiente com decisões mais rápidas e ciclos mais curtos.

  1. Familiaridade Tecnológica

Inteligência artificial, big data, blockchain, realidade virtual… Mesmo quem não é da área de tecnologia precisará ter alguma familiaridade ou conforto com esse ambiente cheio de inovações e demandas de acessos de dados.

  1. Abraçar a mudança

Profissionais precisarão ser ágeis e abertos à mudança. Adaptabilidade, agilidade e flexibilidade serão as palavras de ordem.