ARTIGO

8 dicas para seu currículo chamar a atenção

Há diversas discussões e simulações para definir quanto tempo um recrutador passa um currículo, mas sabemos que, no primeiro filtro, cada currículo tem pouco tempo da atenção dele.

Então, qualquer coisa que você possa fazer para tornar o seu currículo mais atrativo e mais fácil de ler pode significar a diferença entre dar o próximo passo ou ficar para trás.

Veja aqui 8 pequenos truques de formatação que você pode usar para ajudar os recrutadores a obter o máximo de seu currículo em uma varredura de seis a 18 segundos.

 

1 – Alinhe o texto pela esquerda

Mesmo os cabeçalhos de sua seção devem estar alinhados à esquerda. Isso melhora a legibilidade porque o olho retorna naturalmente à margem esquerda quando está pronto para passar para a próxima linha de texto.

2 –  Mantenha tudo do mesmo tamanho de fonte

Além do seu nome, que deve ser um pouco maior, o tamanho da fonte em todo o seu currículo deve ser do mesmo tamanho para garantir a legibilidade. Ao invés de utilizar diferentes tamanhos de  fontes, use negrito e letras maiúsculas (com moderação) para enfatizar pontos mais importantes.

3 – Escolha o nome da empresa ou sua função para usar negrito

Escolha o que destacar, dependendo da mensagem que você deseja enviar. Se os seus cargos ilustrarem um caminho de crescimento e potencial para cargos de alto nível, o destaque nos cargos pode fazer mais sentido. Por outro lado, se você é um recém-formado e a maioria de suas experiências é estágio, pode se beneficiar mais enfatizando as empresas em seu currículo.

4 – Use letras maiúsculas moderadamente

Embora seja uma opção para criar ênfase, as letras maiúsculas são muito mais difíceis de ler.  Use essa opção de maiúsculas para títulos de seção ou seu nome.

5 – Maximize as primeiras 5 palavras de seus “destaques”

Ao listar suas qualificações ou resultados, é muito provável que um recrutador leia as primeiras palavras de cada item  e passe para a próxima linha, a menos que seu interesse seja despertado. Isso significa que as primeiras palavras são muito importantes, são responsáveis pela continuidade da leitura daquele item.

6 – Seja direto

Mesmo que suas primeiras palavras sejam a coisa mais interessante que o recrutador já leu, itens com mais de duas linhas podem começar a perder a atenção do recrutador.

7 – Use dígitos quando falar de números

A utilização de números quantifica e tangibiliza resultados e ajuda a dimensionar seu escopo . Torne esses números fáceis de ler usando dígitos: melhora a legibilidade e ainda economiza espaço.

8 – Crie uma seção de habilidades

Agrupando suas principais habilidades em um parágrafo único, ao invés de apenas espalhadas em cada uma de suas experiências, você ajuda a garantir que o recrutador veja um resumo de quem você é e do que é capaz de entregar.  Mas você ainda deve destacar suas habilidades no contexto das suas experiências.

Agora, mãos à obra! Revise seu currículo para que ele ganhe destaque e chame atenção dos recrutadores. Mas se você não tem um currículo ainda, veja alguns modelos grátis em Turbine seu Currículo. E lembre-se, se precisar de ajuda, conte com os especialistas Self Guru!