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5 dicas para uma Gestão Remota mais eficiente e feliz

Veja aqui 5 dicas práticas para ajudar nessa nova rotina que aparentemente veio para ficar e melhorar a qualidade da Gestão Remota de equipes e negócios.

 

1 CONECTE-SE COM SUA EQUIPE  – olho no olho, através de vídeo. É importante ver as pessoas, ver suas reações diante das conversas. Entenda o que estão vivendo, crie rotinas para manter a convivência do time como equipe. Conectar-se não se trata apenas de fazer videoconferência. Trata-se de ouvir, compreender as necessidades, estar disponível. Lembre-se que não existe encontro eventual no corredor, não existe papo descontraído no café, então é preciso criar um ambiente de disponibilidade entre as pessoas para que assuntos possam circular e serem ouvidos e respondidos – isso é conexão!

 

2 AUMENTE A ATENÇÃO NAS PESSOAS – Talvez você não perceba no tom da voz, no sorriso menos presente, no olhar desviado porque vocês se falam menos, com hora marcada. Então quando falarem, preste atenção nas pessoas MAIS do que normalmente. O que você perceberia num “bom dia” menos animado ou no comportamento mais silencioso durante o almoço do grupo, agora não estão à mostra. Angústias e inseguranças são normais com o distanciamento (mais ainda numa pandemia!) e podem ser muito prejudiciais para pessoa e para o profissional do outro lado da tela. Fique atento e ofereça ajuda.

 

3 FAÇA COMBINAÇÕES! – Já diz o ditado, “O combinado não é caro”. Quem é controlador tem mais dificuldade, em seguir essa dica. Mas gestão remota precisa ser baseada em combinações; o que precisa ser feito em que tempo e com que qualidade ou especificação. Combine! Se quer check-points, para ver como andam as coisas, combine os check-points. Se você é do tipo de líder que acredita que precisa cumprir horário e não tarefas, combine o horário. Se para você o que importa são as tarefas cumpridas com excelência independente do horário trabalhado, defina as tarefas e o padrão de qualidade. Clareza, comprometimento e confiança!

 

4 RESPEITE OS HORÁRIOS LIVRES – Nem tudo na vida é trabalho, acredite! Não é porque a pessoa está trabalhando em casa que está disponível 24h por dia pra receber mensagens ou atender ligações! Respeite os horários livres, de lazer e descanso. Teve uma emergência, ok! Mas não esqueça que exceção não é rotina.

 

5 ASSIMILE AS DIFERENÇAS  – Um bom treinamento de empatia ajuda aqui. Cada pessoa vive uma realidade diferente, tem ambientes e famílias que interagem e interferem de formas diferentes no seu Home Office. Mesmo que você tenha um belo escritório em casa com total privacidade e possa de ausentar para as refeições 5 minutos antes do horário de comer e nem precise conviver com a agitação da casa, há pessoas sem essa estrutura no seu time, há famílias com crianças em homeschooling pedindo suporte, ou outras diversas situações que você desconhece. Dedique tempo para entender e flexibilizar suas demandas de acordo com cada realidade.

 

Essas dicas foram úteis? Leia mais sobre gestão remota no artigo https://selfguru.com.br/gestaoremota/

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